Mário Moura

Guardian

In Ilustração on Janeiro 19, 2009 at 4:47 pm

estrelas-5

Enquanto os jornais portugueses abandonam a ilustração como se fosse a peste, o inglês The Guardian usa-a cada vez mais. Um bom exemplo disso é o seu caderno G2 e a versão tipográfica que fizeram dos discursos de Obama. O Público, que faz tudo por tudo para ser o Guardian dos Pequenitos, devia-lhe seguir o exemplo também nisto. Tendo em conta que os ilustradores portugueses, desde Carrilho a Fazenda, têm aparecido nas melhores publicações internacionais (Fazenda aparece na última Eye), nem sequer se trata de obrigar a imprensa portuguesa a ser original – provavelmente morreria com o esforço –, mas simplesmente de copiar com diligência aquilo que de melhor se faz lá fora (inclusive aproveitar a ilustração portuguesa).

  1. Curiosamente este verão tive a oportunidade de visitar na sede do The Guardian em Londres uma exposição de ilustrações publicadas no jornal. Nessa exposição, exista um texto que indicava que um dos seus ilustradores (salvo erro o primeiro) chegou a ser a pessoa mais bem paga no jornal. Quem diria!

  2. […] Ilustração no Guardian Grandes Armazéns do Design. […]

  3. Pelo que sei, o novo layout do Público foi desenhado pelos mesmos que desenharam o Guardian. Só que parece-me que em Portugal toda a gente é especialista em design menos os designers. Quero com isto dizer que, se respeitassem mais os profissionais da área e os deixassem decidir mais, certamente haveria muito mais lugar a soluções criativas, nomeadamente o uso da ilustração.

  4. por acaso até acho que a ilustração está a crescer. cada vez vejo mais designers barra ilustradores. um bocado como a àrea da publicação independente, que também está na moda🙂 o problema é que em portugal não há mercado, os clientes não arriscam, têm medo. e depois recorrem a designers internacionalmente reconhecidos para arriscar, mas de forma segura, na criação das suas identidades (como acontece na casa da música) eu estou a estagiar na sagmeister inc. e acho que não faz sentido, com tão bons designers em portugal estar a vir até tão longe. até parece que não somos bons ou quê.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: