Mário Moura

A Nova Imagem

In Crítica, design on Dezembro 17, 2008 at 10:02 pm

estrelas-2

Segundo o Público de hoje, Serralves prepara-se para mudar a sua imagem gráfica. À primeira vista, não é uma má ideia. A imagem anterior estava desgastada, mal gerida e desactualizada. No entanto, ficam as perguntas a que a notícia do Público não responde: Como será a nova imagem? Quem a fará? Como será seleccionada? E – mais importante ainda – como será gerida? Seria interessante que, num Museu em Portugal, houvesse pela primeira vez um designer com responsabilidades hierárquicas equivalentes às de um comissário (como acontece com Andrew Blauvelt no Walker Art Center, por exemplo), o que, para além de evitar a má gestão gráfica habitual, talvez desse oportunidade a que a programação incluísse mais eventos ligados ao design. É, no entanto, pouco provável. Serralves sempre mostrou distanciamento em relação ao design: as exposições de design comissariadas por Andrew Howard com apoio de Serralves foram relegadas para o Norte Shopping; a única grande exposição no próprio Museu relacionada vagamente com design foi Vinyl, de capas de discos feitas por artistas (no fundo, uma exposição de design para quem não gosta de design). Por outro lado, segundo a mesma notícia, Serralves vai ter menos fundos no próximo ano e os apoios privados  – sobretudo os bancos – devem estar mais cautelosos. Portanto, fazer uma mudança de imagem é uma solução relativamente barata para mostrar trabalho e dinamismo em tempos de crise – o custo de uma nova imagem gráfica pouco acrescentará ao do novo pólo de Matosinhos ou à comemoração dos vinte anos de Serralves e dos dez anos do Museu de Arte Contemporânea. Outra iniciativa motivada pela crise será o aumento de compras a artistas e galeristas nacionais para a colecção de Serralves. Também parece boa ideia, embora – como muito do que vem de Serralves – soe a condescendência e deixe a pairar a ideia de que a arte portuguesa é apoiada não pelos seus méritos próprios mas por caridade cristã.

  1. segundo sei já foram feitos os convites, não houve nenhum atl do porto convidado, e já está escolhida a designer…

  2. E já agora, quem é?

  3. […] ao tema da nova identidade de Serralves é um pouco como bater no ceguinho, mas como o pior cego é o que […]

  4. […] uma vez, Serralves. Já tinha dito aqui que mudou a sua identidade gráfica e que não foi para melhor; já se sabia que a nova imagem foi […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: