Mário Moura

A Dama Aflita

In Crítica, design on Novembro 16, 2008 at 2:03 pm

estrelas-5

A Dama Aflita é um espaço de exposição pequeno na Picaria, uma rua agradável entre a zona dos bares e a zona dos alfarrabistas na colina Oeste dos aliados. Foi criada pelo Júlio Dolbeth e pelo Rui santos, do Pandora Complexa, em conjunto com mais alguns amigos. Dedica-se unicamente à ilustração e eventualmente a pequenos projectos de edição. Inaugurou ontem com uma exposição de Luis Urculo e a festa esteve cheia, transbordando para a rua e para o pequeno jardim das traseiras. De vez em quando aparecia alguém de microfone em punho a entrevistar o Júlio ou o Rui, perguntando-lhes “Porquê a ilustração?” e “Se queriam ser uma alternativa à Miguel Bombarda?” São perguntas que se respondem uma à outra: a ilustração, não tendo as pretensões da Arte com A grande, é uma boa alternativa à Miguel Bombarda.

Numa altura em que a Miguel Bombarda se transformou num centro comercial para pessoas que nunca seriam apanhadas vivas num centro comercial, é bom que de vez em quando apareçam projectos destes, fora da lógica asfixiante do mercado da arte, onde toda a gente anda perpetuamente crispada em rituais bizantinos de legitimação, megalomania, traição e denúncia (aqui entra um som prolongado de bocejo). A Dama Aflita tem também a grande vantagem de, não sendo uma galeria de arte “pura e dura”, poder ter um bom design sem com isso dar a entender que se está a vender. Pelo contrário, a maioria das galerias da Miguel Bombarda parece-se cada vez mais com grandes garagens pintadas de branco com o nome de um artista colado em Arial no vidro da montra numa “tentativa” de mostrar que estão acima das indignidades do mercado.

  1. Curioso o Porto andar à procura de alternativas à Miguel Bombarda, enquanto Aveiro anda a copiar a mesma. Portugal tem mesmo várias velocidades!!!

  2. […] no espaço de quinze dias, surgiram no Porto duas galerias ligadas à ilustração. A primeira, a Dama Aflita, orienta-se para a chamada Ilustração de Autor, a segunda, a galeria Mundo Fantasma, está ligada […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: