Mário Moura

Typographia

In Crítica, design on Novembro 6, 2008 at 12:50 pm

estrelas-42

A principal razão por que não costumo fazer links a blogues sobre tipografia tem a ver com a escrita. Muitos desses blogues preferem mostrar coisas, mais do que escrever sobre elas, e eu prefiro o ensaio crítico, onde através da escrita se investiga um tema. Os livros de Robert Bringhurst ou de Ellen Lupton demonstram bem o género de textos de que falo. Da mesma forma, o blogue Typographia de Sandro Lopes (que descobri via DesignLab) é um bom exemplo de ensaios críticos sobre tipografia que, tocando temas habituais, conseguem ainda assim mostrar algo de novo.

  1. Uma surpresa muito agradável. Fico muito satisfeito por conseguir passar a mensagem que pretendia inicialmente, com a escrita no blog. O objectivo é, efectivamente, conseguir reflectir sobre a tipografia através de ensaios críticos, mais do que apenas mostrar resultados. Não pretendo ser pretensioso com uma tentativa de pedagogia, mas antes mostrar que a filosofia, e o pensamento existe, para um trabalho subvalorizado, que chega a ser ingrato. As referências que apontou foram as forças motrizes e o “Elements of typographic style” a porta.
    Queria expressar a minha gratidão pelo reconhecimento, com a promessa de encontrar mais temas de reflexão. A minha sorte, é que o campo é tão vasto e para mim uma disciplina tão completa, que não faltarão temas. Mais uma vez, muito obrigado.

  2. Queria deixar os meus parabéns aos dois. Ao Sandro pelos conteúdos bem estruturados e ao editor do blog pela divulgação, sem a qual eu não teria conhecimento do blog.

  3. Permita-me só uma pequena observação de alguém que passa o dia a lêr artigos online. Parece-me que a relação corpo de letra/leading/bloco de texto que usa no seu blog não é a mais elegante e sobretudo a mais favorável para uma leitura confortável dos textos. Também reparei que menciona como livro preferido o Elements of Typographic Style, aqui está a excelente versão para web, apropriadamente denominada, The Elements of Typographic Style Applied to the Web http://www.webtypography.net/ De resto, parabéns pelo blog.

Deixe uma Resposta

