Mário Moura

A Crise

In Crítica, design, Política on Outubro 21, 2008 at 11:42 am

Assisti enviesadamente ao Prós & Contras enquanto trabalhava. Não vi o começo, mas pelos vistos era sobre soluções para mitigar os efeitos da crise financeira. Surpreendeu-me um pouco ver o cartoonista António no palco – à primeira vista, pensei que era o representante de um partido de esquerda ou de um sindicato. Não sei qual foi a justificação que deram para a sua presença, mas é uma boa ideia trazerem alguém da cultura para falar sobre a crise. Afinal, as artes são a primeira coisa que se atira pela janela em tempos difíceis. Se o apoio do Estado aos pequenos criadores já era quase nulo, neste momento, são os apoios aos grandes eventos e às grandes instituições que parecem tremidos.

O design que, mesmo quando há dinheiro, é considerado uma futilidade, tem boas razões para se preocupar, embora seja muitas vezes apontado como uma das grandes soluções. Seria interessante que Portugal conseguisse, pelo menos uma vez, usar o design como parte de uma saída para a crise (Guta Moura Guedes fez uma intervenção nesse sentido).

  1. Já estou um pouco envergonhado com esta coisa toda. Anda tudo com designices, caderninhos giros para o cliente oferecer no Natal e experimenta-shows depois quere-se muito.

    Se calhar 99% dos nossos trabalhos não passam de coisas que só servem para pagarmos a renda. Operários fashion.🙂 Sem sequer uma gota de coragem para dizer, “eu sou designer e tenho consciência que este produto é fraco e até pode ser má estratégia do meu cliente, e digo-o no meu trabalho ao cliente, passo-o na minha mensagem, na minha proposta ao leitor/consumidor.”

    “usar o design como parte de uma saída para a crise”???? Por mais boa vontade que exista em quem diz uma coisa assim fica sempre a faltar o essencial. O porquê? Já agora o como, o quando e o onde? Quem souber mais que isso que se chegue à frente.

Deixe uma Resposta

