Mário Moura

Prós & Contras

In Crítica, Política on Outubro 14, 2008 at 2:27 pm

Durante a crise financeira, tem-se assistido a um imenso backlash contra o Neo-Liberalismo. Fala-se de reforçar o papel regulador do Estado em relação ao Mercado. Durão Barroso, pelo contrário, acredita que a culpa da crise também é do Estado. Ontem, no Prós & Contras disse isso mesmo, argumentando que as entidades reguladoras estatais permitiram o desvario das empresas. Até seria um bom ponto de vista se a maioria das pessoas à frente dessas entidades, desde o FMI à reserva federal americana, não fossem todos a favor de mais Mercado e menos Estado. É como pôr a raposa a guardar o galinheiro, acordar um dia com penas a voar e atirar as culpas para o facto de haver alguém a guardar o galinheiro.

  1. “Si Greenspan hubiera actuado de forma distinta durante su presidencia de la Reserva Federal (Fed) desde 1987 hasta 2006, la crisis actual se podría haber evitado o mitigado, en opinión de muchos economistas. A lo largo de los años, él contribuyó a hacer posible un ambicioso experimento estadounidense que consistía en dar rienda suelta a las fuerzas del mercado. Ahora el país se enfrenta a las consecuencias.”

    In El pais, 12-01-2008

    Lembremos-nos que é a própria reserva federal (nao esquecer que esta se trata de uma instituiçao privada) que está agora a emprestar dinheiro ao estado americano para comprar os tais activos de risco, endividando assim os contribuintes, já que o dinheiro nao existe e é a reserva federal que o cria para esse efeito.

    Isto, na sequência do comentário desta manhä🙂

  2. Tanto quanto sei, a direcção da reserva federal é nomeada pelo presidente dos EUA e sujeita a aprovação do senado americano, portanto é uma entidade que depende do governo, embora tenha alguma independência em relação a ele, principalmente para evitar pressões políticas de curto-prazo.

  3. […] Não é uma estratégia nova: foi usada desde o começo da crise. Há quase exactamente quatro anos escrevi: […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: