Mário Moura

Y

In Crítica, design on Outubro 13, 2008 at 4:25 pm

Pela primeira vez desde que me lembro deixei de comprar o Público à sexta. Normalmente, quando abandono um jornal é por irritação, como quando o Independente, há muito tempo atrás, comparou a árvore genealógica de Paulo Portas com a de Carlos Carvalhas. Com o Y, foi por tédio. Comecei a perceber que só o comprava pelas mesmas razões que certas tartarugas ainda vão desovar a praias que entretanto se transformaram em empreendimentos turísticos. A crítica passou a ser fraca e curta; os artigos de fundo, mera publicidade mal disfarçada a bandas e a filmes. Lá se foi mais um icone.

  1. Caro Mário,
    Espero que este comentário nao lhe pareça o típico do emigrante que desdenha o seu país de origem, porém:

    Nao sabe a desilusao que o Público se tornou para mim desde que tenho à disposiçao um El País diário. Nao existe uma única vez em que o leia e nao pense “Bolas, é com isto que o Público se compara como jornal de referência. Mas este é um jornal a sério, onde as pressoes editoriais nao se fazem sentir de forma tao clara e visível. Onde existe uma verdadeira reflexao sobre politica internacional cuja finalidade é dar ferramentas ao leitor para julgar a actualidade, e nao atirar-lhe areia para os olhos, como a comparaçao entre os dois me faz sentir.
    Acho que o que passa em Portugal em relaçao ao Público é fruto de uma exagerada boa reputaçao do jornal, que com o passar dos anos se está a converter num comum tabloide, ao qual dia após dia lhe retiram uma página de qualidade e lhe acrescentam um episódio de politiquices internas ou mesmo de “assalto à casa do sr. Joaquim”.

  2. Caro Pedro,

    Compreendo perfeitamente; gostava de ler um jornal português por outras razões que não fossem ele ser português. Para já contento-me com o Guardian online e leio a New Yorker e a Vanity Fair.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: